Skip to content

Manual de identificação de doenças do milho

Apr 12,  · A eficiência do controle de doenças foliares do milho mediante o uso de fungicidas depende também da eficácia da pulverização, que é muito dificultada pela arquitetura da planta, principalmente da planta adulta. O livro tem ilustrações da planta no início do desenvolvimento, da planta adulta e das sementes. Vanessa À UFPR, Embrapa Soja pela oportunidade de. A publicação tem como objetivo apresentar uma descrição ilustrada das principais pragas e doenças da cultura do milho, facilitando sua identificação no campo, bem como das principais técnicas utilizadas no monitoramento e manejo, buscando, com isso, a. O livro Identificação e Controle de Doenças na Cultura do Milho é de autoria de Elizabeth de Oliveira Sábato e foi publicado pela EMBRAPA. CMY. Sete Lagoas: EMBRAPA/CNPMS, 67p.

Nesta 2ª edição, revista e ampliada, Identificação e Controle de Doenças na Cultura do Milho traz mais informações e fotografias das manual de identificação de doenças do milho doenças que podem ocorrer nessa cultura, nas diversas regiões do território nacional. Manual De Identificacao De Doencas Da Soja Embrapa Manual de identificação de pragas e doenças da soja base para o manejo integrado de pragas, Embrapa Informação Tecnológica, Brasília (), pp. Ferreira, E. Exemplos não faltam, mas por ora ressalto esta iniciativa de desenvolver um Manual de Pragas do Milho com tanta riqueza de detalhes e informação. A habilidade de identificação das pragas em seus diversos estágios de desenvolvimento e os desafios enfrentados a cada safra na cultura do milho foram o que motivou a criação deste livro, que, pela sua importância, promete ser, desde já, uma referência para este cultivo. Também serão abordados a importância econômica e manejo, levando em consideração a saúde do produtor, os aspectos ambientais e a produção de alimento seguro. Manejo de doenças na cultura do milho - Duration: Embrapa Milho .

A obra nasceu da necessidade de reunir informações sobre as principais doenças da cultura do . Pragas da parte aerea: lagarta-do-cartucho, curuquere-dos-capinzais, cigarrinha-das-pastagens, cigarrinha-do-milho, pulgao-do-milho, percevejos, grilo, tripes, acaros. Tenho certeza de que se tornará um verdadeiro guia para os pro-. a ferrugem polissora, a ferrugem tropical, a ferrugem comum, a helmintosporiose e os enfezamentos pálido e vermelho estão entre as principais doenças da cultura do milho no momento. Como instrumento auxiliar para a identificação imediata de doenças no milho, é dirigido, essencialmente, aos técnicos que. Trabalhos de monitoramento de doenças realizados pela Embrapa Milho e Sorgo e pelo setor privado, têm demonstrado que a mancha branca, a cercosporiose. Jan 20,  · Identificação e controle de doenças na cultura do milho / Elizabeth de Oliveira Sabato, Nicésio Filadelfo Janssen de Almeida Pinto, Fernando Tavares Fernandes. O potencial de rendimento do milho pode ser comprometido pela fertilidade do solo, disponibilidade hídrica, população de plantas, época de semeadura, potencial produtivo do hibrido, e competição com agentes nocivos, como plantas daninhas, pragas e doenças (SANDINE e FANCELLI, ; FANCELLI e DOURADO-NETO, ).

Tweetar. Manual de identificação de doenças de soja, 5ª edição Produto: Documentos Ano Edição: ISBN: X Descrição: Livro com 76 páginas no formato 9,5 x 18 cm, capa plastificada e impressa em papel couchê fosco g 4/0 cores, miolo impresso em papel couchê fosco g com 4/4 cores, acabamento Wire-o. O manual conta com informações atualizadas dos principais insetos que podem afetar as lavouras brasileiras. O livro ”MANUAL DE DIAGNOSE E CONTROLE DE DOENÇAS DO MILHO“, dos Professores Doutores Erlei Melo Reis e Ricardo Trezzi Casa é uma obra escrita em linguagem correta, fácil de ler e de compreender, manual de identificação de doenças do milho sendo colocada numa seqüência que facilita o entendimento. ANTRACNOSE: uma das principais doenças da soja que, sob condições de alta umidade, causa apodrecimento e queda das vagens, abertura das vagens imaturas e germinação dos grãos em formação. Manual De Identificacao De Doencas Da Soja Embrapa Manual de identificação de pragas e doenças da soja base para o manejo integrado de pragas, Embrapa Informação Tecnológica, Brasília (), pp.

Manual de Bolso Identificação de Lagartas-Pragas. Manual de identificação de insetos e outros invertebrados da cultura da soja. Nov 07, · Uma das medidas de controle para isto é a elaboração e cumprimento do Manejo Integrado manual de identificação de doenças do milho de manual de identificação de doenças do milho Doenças - MID do algodoeiro sendo uma ferramenta de vital importância para um bom desenvolvimento da manual de identificação de doenças do milho cultura, garantindo de uma melhor forma a diminuição de perda de produtividade e economia com gastos desnecessários no custeio da lavoura. A Embrapa, em seu portal, destaca manual de identificação de doenças do milho o lançamento do “Manual de Identificação de Doenças da Cultura do Arroz”, produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão, Valácia Lemes Silva-Lobo e Marta Cristina Corsi de Filippi. Não tem como negar a importância da cultura do milho para a agricultura brasileira. MY. K. A Unidade.

Em função das adversidades climáticas na época de plantio do milho safrinha, as plan-tas estão mais suscetíveis ao ataque de doenças. Manual de identificação de pragas da cultura manual de identificação de doenças do milho do milho SANTOS, J. Manual de Identificação das Principais Doenças do Feijoeiro-Comum. – Brasília, DF: Embrapa, A habilidade de identificação das pragas em seus diversos estágios de desenvolvimento e os desafios enfrentados a cada safra na cultura do milho foram o que motivou a criação deste livro, que, pela sua importância, promete ser, desde já, uma referência para este cultivo. Assim, vamos dar mais destaque para as doenças que são causadas na cultura do milho. Vamos lá: Cercosporiose ou mancha de cercospora do milho.

Manual de identificação de insetos e outros invertebrados da cultura da soja. Goiânia: EMBRAPA-CNPAF, 67p. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa O conteúdo deste repositório está licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações [HOST] by: 2. 1 04 Doenças do Milho Safrinha José Fernando Jurca Grigolli 1 Introdução O plantio do milho safrinha nos manual de identificação de doenças do milho primeiros meses do ano representa uma opção para o incremento na renda dos agricultores, mas ao mesmo tempo exige maior atenção quanto às técnicas de manejo de doenças. do milho ou sorgo. Manual de identificação de manual de identificação de doenças do milho pragas da cultura do milho. Santo Antônio de Goiás: EMBRAPA-CNPAF, p. O plantio do milho safrinha nos primeiros meses do ano representa uma opção para manual de identificação de doenças do milho o incremento na renda dos agricultores, mas ao mesmo tempo exige maior atenção quanto às técnicas de manejo de doenças.

MY. O plantio do milho safrinha nos primeiros meses do ano representa uma opção para o incremento na renda dos agricultores, mas ao mesmo tempo exige maior atenção quanto às técnicas de manejo de doenças. Praga da espiga: lagarta-da-espiga, mosca-da-espiga.

A obra nasceu da necessidade de reunir informações sobre as principais doenças da cultura do arroz no Brasil.5/5(4). Manejo de doenças na cultura do milho - Duration: Embrapa Milho Sorgo 26, views. Encontre nesta Unidade. C. A seguir, serão fornecidas informações sobre os principais aspectos relacionados à influência de pragas e doenças sobre a produção de milho.

Oct 15,  · DOENÇAS DE FINAL DE CICLO: sob condições favoráveis, as doenças de final de ciclo (mancha-parda e crestamento foliar de cercóspora) podem reduzir o rendimento da soja em mais de 20%. A iniciativa visa facilitar a visualização e identificação das pragas, de maneira. Apresentação; Dirigentes; Manual de identificação de doenças de trigo. Nov 07,  · Uma das medidas de controle para isto é a elaboração e cumprimento do Manejo Integrado de Doenças - MID do algodoeiro sendo uma ferramenta de vital importância para um bom desenvolvimento da cultura, garantindo de uma melhor forma a diminuição de perda de produtividade e economia com gastos desnecessários no custeio da lavoura. Ferreira, E.

Eficiência de fungicidas para o controle da mancha-alvo, Corynespora cassiicola, na safra / resultados sumarizados dos ensaios manual de identificação de doenças do milho cooperativos. Insetos prejudiciais ao arroz no Brasil e seu controle. Nas condições manual de identificação de doenças do milho atuais de preço de mercado dogrão de milho, tornam-se as pragas urI\fator bas-tante importante dentro do sistema de produção para a oultura de milho no Brasil. Eficiência de fungicidas para o controle da mancha-alvo, Corynespora cassiicola, na safra / resultados sumarizados dos manual de identificação de doenças do milho ensaios cooperativos.

Olá, comprei um manual de identificação de pragas e outro manual de prático para identificação de fungos mais frequentes em sementes de soja, 1ª edição. Manual de Entomologia. Vanessa À UFPR, Embrapa Soja pela oportunidade de. Principais Doenças do milho. Nov 01,  · Manual de identificação de doenças de soja, 5ª edição Produto: Documentos Ano Edição: ISBN: X Descrição: Livro com 76 páginas no formato 9,5 x 18 cm, capa plastificada e impressa em papel couchê fosco g 4/0 cores, miolo impresso em papel couchê fosco g com 4/4 cores, acabamento Wire-o. Em geral, as doenças foliares manifestam-se com maior severidade por ocasião do florescimento. Insetos prejudiciais ao arroz no Brasil e seu controle. A habilidade de identificação das pragas em seus diversos estágios de desenvolvimento e os desafios enfrentados a cada safra na cultura do milho foram o que mo O SlideShare utiliza cookies para otimizar a funcionalidade e o desempenho do site, assim como para apresentar publicidade mais relevante aos nossos usuários.

P. Embrapa Trigo. Recentemente fizemos duas aquisições e dois licenciamentos de moléculas patenteadas, o que corroboram a intenção da FMC em se tornar um grande provedor de tecnologias fungicidas” explica. uso de químicos no controle de doenças através do jato de calor um lugar onde pudéssemos comprar uma baguete, tomar uma taça de vinho, Tem manual para fazer vinho, tem aulas de enologia, tem livro sobre. A Embrapa, em seu portal, destaca o lançamento do “Manual de Identificação de Doenças da Cultura do manual de identificação de doenças do milho Arroz”, produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão, Valácia Lemes Silva-Lobo e Marta Cristina Corsi de Filippi. Alguns sites pedem doações aos seus usuários, mas nós não curtimos muito essa ideia. Santo Antônio de Goiás: EMBRAPA-CNPAF, p.

Nesta 2ª edição, revista e ampliada, Identificação e Controle de Doenças na Cultura do Milho traz mais informações e fotografias das doenças que podem ocorrer nessa cultura, nas diversas regiões do território nacional. uso de químicos no controle de doenças através do jato de calor um lugar onde pudéssemos comprar uma baguete, tomar uma taça de vinho, Tem manual para fazer vinho, tem aulas de enologia, tem livro sobre. Medidas gerais de controle de Doenças do Milho Visando prevenir a ocorrência das doenças mais importantes deve-se considerar os seguintes pontos: Identificar a importância da doença para diferentes locais e épocas de cultivo;-Utilizar cultivares resistentes e sementes de boa qualidade e sanidade;-Utilizar densidade de semeadura adequada;.) Elizabeth de Oliveira Sabato; Fernando Tavares Fernandes Embrapa Milho manual de identificação de doenças do milho e Sorgo, Rodovia MG km 45, Sete Lagoas, MG ANTRACNOSE DO COLMO Descrição: O fungo Colletotrichum graminicola é o agente causal da antracnose do colmo, das folhas, e das plântulas. principais requerem para seu desempenho os conhecimentos e a experiência necessários para a invasoras, pragas e doenças em lavoura.

CM.1J na produção. Y. Esse fungo sobrevive nos restos da cultura do. Podem também reduzir a qualidade e germinação das sementes (mancha-púrpura da semente).

Gallo, D. CY. Em geral, as doenças foliares manifestam-se com maior severidade por ocasião do florescimento. A multinacional Montsanto divulgou através do site Raiz do Conhecimento o manual de identificação de doenças do milho e-book gratuito “Manual de Pragas do milho, da soja e do algodão”. das doenas da soja.Jan 20,  · para o controle e a prevenção de doenças na cultura do milho. A multinacional Montsanto divulgou através do site Raiz do Conhecimento o e-book gratuito “Manual de Pragas do milho, da soja e do algodão”. Conjunto de três listras brancas ou amareladas no dorso e uma listra lateral interrompida por uma mancha escura proeminente no primeiro e no oitavo segmentos.

Sete Lagoas: EMBRAPA/CNPMS, 67p. Apesar de dedicado à cultura do milho, o manual pode ser manual de identificação de doenças do milho adotado em outros cultivos. A obra nasceu da necessidade de reunir informações sobre as principais doenças da cultura do arroz no Brasil. Pular para o conteúdo. Jun 30,  · DOENÇAS DO MILHO TV Direta Mococa. Jun 19,  · A habilidade de identificação das pragas em seus diversos estágios de desenvolvimento e os desafios enfrentados a cada safra na cultura do milho foram o que mo O SlideShare utiliza cookies para otimizar a funcionalidade e o desempenho do site, assim como para apresentar publicidade mais relevante aos nossos usuários.

Ao invés disso, decidimos criar manual de identificação de doenças do milho uma ferramenta muito útil para quem adora livros: um comparador de preços (que aparece na página de detalhes do livro) e sugestões de . Medidas gerais de controle de Doenças do Milho Visando prevenir a ocorrência das doenças mais importantes deve-se considerar os seguintes pontos: Identificar a importância da doença para diferentes locais e épocas de cultivo;-Utilizar cultivares resistentes e sementes de boa qualidade. Remetente. do milho ou sorgo. M. Jun 30, · DOENÇAS DO MILHO TV Direta Mococa. 65– Hungria, Jesiane Stefânia da Silva Batista, Javier Ollero, Manuel Megías.

Identificação e controle de doenças manual de identificação de doenças do milho na cultura do milho / Elizabeth de Oliveira Sabato, Nicésio Filadelfo Janssen de Almeida Pinto, Fernando Tavares Fernandes. Gallo, D. Manual de identificao. De acordo com a manual de identificação de doenças do milho Embrapa, o livro atende a uma demanda recorrente pela dificuldade de informações simplificadas e apresentadas de maneira prática, voltadas à identificação de insetos em suas diferentes fases, bem como aos danos causados por eles. Loading Unsubscribe from TV Direta Mococa?

Busca de publicações / Manual de identificação de doenças de trigo.; VIANA, P. K. A seguir, serão fornecidas informações sobre os principais aspectos relacionados à influência de pragas e doenças sobre a produção de milho.

CMY. Embrapa Trigo. Bem vindo a Home Page da Embrapa Milho e Sorgo. Podem também reduzir a qualidade e germinação das sementes (mancha-púrpura da semente).

A publicação tem como objetivo apresentar uma descrição ilustrada das principais pragas e doenças da cultura do milho, facilitando sua identificação no campo, bem como das principais técnicas utilizadas no monitoramento e manejo, buscando, com isso, a. Manual de Doenas do Algodoeiro Manual de Pragas do Algodoeiro Manual de Insetos Benficos do Algodoeiro Manual de Pragas do Milho Manual de Pragas da Soja Projeto grfico: 1/5(1). Trabalhos de monitoramento de doenças realizados pela Embrapa Milho e Sorgo e pelo setor privado, têm demonstrado que a mancha branca, a cercosporiose. Este trabalho teve como objetivo um estudo, através de revisão bibliográfica abordar alguns aspectos importantes em relação a cultura do milho no Brasil.

Jan 20, · para o controle e a prevenção de doenças na cultura do milho. Manual de identificação de pragas da cultura do milho: Criador(es) Nome. Também serão abordados a importância econômica e manejo, levando em consideração a saúde do produtor, os aspectos ambientais e a produção de . O armazenamento de milho na fazenda é um proble a. Busca de publicações / Manual de identificação de doenças de trigo. manual de identificação de doenças do milho Resultado do esforço da equipe de fitopatologia da Embrapa Soja, da Embrapa Trigo e de antigos colaboradores, que agruparam aqui as principais doenças da cultura da soja, já constatadas no Brasil, descrevendo os sintomas, as condições propícias de desenvolvimento e as medidas de . Goiânia: EMBRAPA-CNPAF, 67p. Manual de identificacao de pragas da cultura do milho Sete.

M. de milho, medidos quantitativamente, são poucos; porém já se tem verificado danos de até ! Manual de Identificação de Pragas do Arroz.

orientações para a identificação correta dessas doenças”, manual de identificação de doenças do milho proferida no III Encontro de Difusão Técnica: Doenças em Cereais de Inverno, promovido pela Revista Plantio Direto, na Embrapa Trigo, em Nessa palestra, foram repassadas informações gerais sobre as enfermidades. DOENÇAS DO MILHO (Zea mays L. O primeiro passo para se realizar um adequado programa de controle de doenças em plantas é a correta identificação das mesmas. visualizações. Ferreira, E. Oct 27,  · ANTRACNOSE: uma das principais doenças da soja que, sob condições de alta umidade, causa apodrecimento e queda das vagens, abertura manual de identificação de doenças do milho das vagens imaturas e germinação dos grãos em formação. 0 Votos favoráveis, marcar como útil. Manual de Entomologia.

Em função das adversidades climáticas na época de plantio do milho safrinha, as plan-tas estão mais suscetíveis ao ataque de doenças. Loading Unsubscribe from TV Direta Mococa? Oras, é bem simples. manual de identificação de doenças do milho Só na 2ª safra de milho em , espera-se mais de 11 milhões de hectares plantados. Informe múltiplos e-mails separados por vírgula. Certa- mente será uma ferramenta inestimável para os profissionais que atuam no campo e mais um manual de identificação de doenças do milho valioso instrumento de manual de identificação de doenças do milho evoluçã[HOST]: Robson Schneider. No ano de a Coodetec e o CIRAD lançaram uma publicação institucional, o Boletim 33, "Manual de Identificação das Pragas, Doenças, manual de identificação de doenças do milho Deficiências Minerais e Injúrias do Algodoeiro no Brasil". Esta publicação é resultado do esforço da equipe de fitopatologia da Embrapa Soja, da Embrapa Trigo e de antigos colaboradores que agruparam aqui as principais doenças da cultura da soja, já constatadas no Brasil.

ças manual de identificação de doenças do milho do milho: diagnose, danos e estratégias de manejo. – Brasília, DF: Embrapa, Outras práticas recomendadas para o manejo dessas doenças são: evitar semeaduras sucessivas de milho, fazer o pousio por período de dois a três meses sem a presença de plantas de milho e alterar a época de semeadura, evitando-se a semeadura tardia do milho. Este trabalho teve como objetivo um estudo, através de revisão bibliográfica abordar alguns aspectos importantes em relação a cultura do milho no Brasil. Paulo Edimar Saran Agradecimentos Aos familiares de Paulo E. Manual manual de identificação de doenças do milho de identificação de doenças de trigo. Manual de manual de identificação de doenças do milho Identificação das Principais Doenças do Feijoeiro-Comum. Veja grátis o arquivo Manual de identificação de doenças na soja EMBRAPA enviado para a disciplina de Soja manual de identificação de doenças do milho Categoria: Aula - 5 - Identificação e controle de doenças na cultura do milho / Elizabeth de Oliveira Sabato, Nicésio Filadelfo Janssen de Almeida Pinto, Fernando Tavares Fernandes. Y.

Bem vindo a Home Page da Embrapa Milho e Sorgo. A. Pular para o conteúdo. 65– Hungria, Jesiane Stefânia da Silva Batista, Javier Ollero, Manuel Megías.

Manual de identificação de pragas da cultura do milho. Manual de Identificação das Principais Doenças do Feijoeiro-Comum. Com frequência, sua infecção gera alta redução do número de vagens e induz a planta à retenção foliar e haste verde.

CM. Apesar de dedicado à cultura do milho, o manual pode ser adotado manual de identificação de doenças do milho em outros cultivos. M. Praga do colmo: broca da cana-de-acucar. a ferrugem polissora, a ferrugem tropical, a ferrugem comum, a helmintosporiose e os enfezamentos pálido e vermelho estão entre as principais doenças da cultura do milho no momento. Trata-se do lançamento do “Manual de Identificação de Doenças da Cultura do Arroz”, produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão, Valácia Lemes Silva-Lobo e, Marta Cristina Corsi de Filippi. Esse fungo sobrevive nos restos da cultura do.

pd para ler mais tarde. O Manual de Identificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional está entre as principais referências na hora de identificar plantas daninhas. Manual de identificação de pragas manual de identificação de doenças do milho e doenças da soja Volume 1 of Manuais de Identificação de Pragas e Doenças: Publisher: Embrapa, Serviço de Produção de Informação, Original from: University of Texas: Digitized: May 2, Length: pages: . DOENÇAS DE FINAL DE CICLO: sob condições favoráveis, as doenças de final de ciclo (mancha-parda e crestamento foliar de cercóspora) podem reduzir o rendimento manual de identificação de doenças do milho da soja em mais de 20%. Manual de identificação de pragas e doenças da soja. CY. O manual conta com informações atualizadas dos principais insetos que podem afetar as lavouras brasileiras.

Compre em nossa livraria sempre com [HOST]: EMBRAPA. Saran (me) Joo Saran (pai) Joo Saran (filho) Mauro Edson Saran (irmo) (in memorian) Selma F. O aplicativo de Guia de Pragas do Soja foi desenvolvido especialmente para envolvidos com o meio agrícolas, sejam.

Apr 12, · A manual de identificação de doenças do milho eficiência do controle de doenças foliares do milho mediante o uso de fungicidas depende também da eficácia da pulverização, que é muito dificultada pela arquitetura da planta, principalmente da planta adulta. Em função das adversidades climáticas na época de plantio do milho safrinha, as plantas estão mais. O potencial de rendimento do milho pode ser comprometido pela fertilidade do solo, disponibilidade hídrica, população de plantas, época de semeadura, potencial produtivo do hibrido, e competição com agentes nocivos, como plantas daninhas, pragas e doenças (SANDINE e FANCELLI, ; FANCELLI e DOURADO-NETO, ). Manual de Identificação das Principais Doenças do Feijoeiro-Comum.

Autor: Paulo Edimar Saran Manual de identificao das doenas da soja. dos; WAQUIL, J. manual de identificação de doenças do milho DOENÇAS DO MILHO (Zea mays L.

Como instrumento auxiliar para a identificação imediata de doenças no milho, é . Com frequência, sua infecção gera alta redução do número de vagens e induz a planta à retenção foliar e haste verde. manual de identificação de doenças do milho Manual de Identificação de Pragas do Arroz. Saran Alzira Catarina B. O livro ”MANUAL DE DIAGNOSE E CONTROLE DE DOENÇAS DO MILHO“, dos Professores Doutores Erlei Melo Reis e Ricardo Trezzi Casa é uma obra escrita em linguagem correta, fácil de ler e de compreender, sendo colocada numa seqüência que facilita o entendimento.Resultado do esforço da equipe de fitopatologia da Embrapa Soja, da Embrapa Trigo e de antigos manual de identificação de doenças do milho colaboradores, que agruparam aqui as principais doenças da cultura da soja, já constatadas no Brasil, descrevendo os sintomas, as condições propícias de desenvolvimento e as medidas de controle para cada uma. Manual de Bolso Identificação de Lagartas-Pragas. C.

Tenho certeza de que se tornará um verdadeiro guia para os pro-. conteúdo da palestra “ Giberela ou Brusone? Duas fileiras de manchas triangulares ao longo do dorso. Manual de identificacao das doencas da soja by vonilson in Browse > Science & Tech > Science > Earth & Life Sciences. ças do milho: diagnose, danos e estratégias de manejo. De acordo com a Embrapa, o livro atende a uma demanda recorrente pela dificuldade de informações simplificadas e apresentadas de maneira prática, voltadas à identificação de insetos em suas diferentes fases, bem como aos danos causados por eles. Conjunto de três listras brancas ou amareladas no dorso e uma Pontos negros ao longo do corpo, em pares, de.

Manual de Doenas do Algodoeiro Manual de Pragas do Algodoeiro Manual de Insetos Benficos do Algodoeiro Manual de Pragas do Milho Manual de Pragas da Soja Projeto grfico: M salvar Salvar Manual-de-identificacao-das-doencas-da-soja (4). Para isso, são necessárias ferramentas eficazes, precisas e confiáveis de identificação destes problemas, sejam eles de qualquer ordem. No dia 22, a FMC lançará o novo Manual da sua Coletânea – Manual de Identificação das Doenças .

Manual de identificacao das doencas da soja. dos Santos Saran (esposa). principais requerem para seu desempenho os conhecimentos e a experiência necessários para a invasoras, pragas e doenças em lavoura. Ferreira, E.) Elizabeth de Oliveira Sabato; Fernando Tavares Fernandes Embrapa Milho e Sorgo, Rodovia MG km 45, Sete Lagoas, MG ANTRACNOSE DO COLMO Descrição: O fungo Colletotrichum graminicola é o agente causal da antracnose do colmo, das folhas, e das plântulas.


html Sitemap xml